sábado, 5 de fevereiro de 2011

Um cometa brilhante promissor chegando?

O cometa C/2010 X1 Elenin foi  descoberto pelo russo Leonid Elenin em 10 de dezembro de 2010 no observatório russo-americano ISON-NM do Novo México (EUA).
cometa Elenin em 11 de Dezembro de 2010 
© Observatório Maidanak (cometa Elenin – 11/12/2010)
A imagem acima foi realizada no dia 11 de Dezembro de 2010 no Observatório de Maidanak no Cazaquistão confirmando a existência do cometa, que estava com magnitude 19. A quadruplicação de estrelas na fotografia é devido ao movimento do cometa durante a exposição.
Ainda é cedo para prever com exatidão sua trajetória. O cometa Elenin é o que possui a menor inclinação em relação ao plano da eclíptica em comparação aos cometas observáveis de órbitas alongadas (parabólicas ou hiperbólicas).
órbita do cometa Elenin no perigeu
© NASA (órbita do cometa Elenin no periélio)
Os seus elementos orbitais indicam que sua passagem periélica (aproximação máxima do cometa em ralação ao Sol) ocorrerá em 10 de Setembro de 2011, conforme o diagrama orbital gerado pelo JPL (Jet Propulsion Laboratory) da NASA. Nesta época, os parâmetros fotométricos mostram que o cometa terá magnitude 3,5.
órbita do cometa Elenin no perigeu
© NASA (órbita do cometa Elenin no perigeu)
O perigeu (aproximação máxima do cometa em relação à Terra) está previsto para o dia 16 de Outubro de 2011, havendo possibilidade da Terra passar pelos resíduos deixados pelo cometa ao longo do caminho.
O cometa Elenin poderá resultar num cometa brilhante como o Hyakutake (1996), o Hale-Bopp (1997) ou o McNaught (2007)?
Fonte: Sky & Telescope

17 comentários:

Unknown disse...

Boa notícia essa mestre!! Tomara que sejá tão brilhante quanto o Halle Bop ou McNaught!!!
A idéia de colocar a tabela com os periélios dos cometas também foi muito boa!!

Anônimo disse...

acho que com essa magnitude esperada não teremos grandes espetáculos não... fico no aguardo e esperançoso pra gravar isso... afinal, não é todo dia que temos esta chance.

Jony

Anônimo disse...

Se tem algum risco em prejudicar a Terra, os países tem como obrigação se juntar para destruir essa coisa, pois se eles têm dinheiro pra criar bombas atômicas capazes de destruir a Terra ( algo que não tem necessidade), porque não se juntam pra destruir isso( algo que nos mantêm vivos nesse mundo)???
PS: Quero resposta.

Unknown disse...

Porcaria!, o pobre do cometa já virou teoria da conspiração. Tem gente saindo de LA e fugindo pras montanhas. Há quem pense que ele foi responsável pelo Tsunami no Japão. Vcs estudiosos do assunto poderiam esclarecer mais o povo explicando que isso é fantasia, ok? abrçs

Angelo Rober Pulici disse...

Vale ressaltar que não há necessidade de alarme, pois não existe possibilidade iminente do cometa e seus resíduos propiciarem algum prejuízo ao nosso planeta!

Ale Costa disse...

Parabéns pelo blog!
Já virei seguidor.
Abraços.
Ale.
ordem-natural.blogspot.com

Anônimo disse...

O Cometa Elenin é menor que a Lua e está bem mais longe que ela(a Lua). Qual é o medo de vocês? Vá comprar um binóculo e aproveite esse schou que é só de vez enquanto!

Luis Henrique disse...

Suas noticias são excelentes. Sempre atualizado. Parabens pelo blog. Virei seguidor também!

www.dedonasestrelas.blogspot.com

Luis Henrique disse...

Gostaria de saber se você tem algum grupo de observação do céu. Caso tenha, gostaria de estar participando!
Sou amigo do Marcos, seu aluno.

.Gi.Gavazzi disse...

E os vários alinhamentos Terra - Sol - Elenin que coincidiram com terremotos, alguém pode explicar???

Angelo Rober Pulici disse...

Alinhamentos entre astros ocorrem sempre, como também os terremotos. Os astros interagem entre si e catástrofes da natureza podem surgir devido à algum astro errante, porém não há relação com instabilidades em nosso planeta.

Elisabeth Souza Cruz disse...

Se o Elenin for semelhante ao Halle Bop será um espetáculo impar, pois esse cometa em 1997 foi maravilhoso e o observamos por quase um mês, no anoitecer. 16 de outubro é a data em que eu pretendo lançar meu livro, com o titulo de "Vamos Caçar Cometas". Tomara que eu consiga! Elenin nos traga boas vibrações!

Angelo Rober Pulici disse...

Elisabeth:
Vamos aguardar, mas se for semelhante ao Hale-Bopp, teremos um grande espetáculo.
Assim que sair seu livro, gostaria de ter um exemplar.
Contato: cometografia@cometografia.com

google disse...

Se for tão belo como foi a passagem do cometa benet (desculpe-me se não escrevi certo o nome),então vai ser um grande espetáculo.

Anônimo disse...

Realmente a ignorância cega..... Não sou grande conhecedora do assunto, mas já ouví muitas coisas sobre o Elenin e dia 27 de Setembro. Com a palavra os estudiosos de plantão. Por favor nos tranquilizem...

Angelo Rober Pulici disse...

Está chegando o momento para confirmação da desintegração do cometa Elenin, porém se sobreviveu, com certeza não teremos mais um belo espetáculo!
Quanto as profecias referente ao cometa são realmente pensamentos com enorme teor de ignorância.

Anônimo disse...

Pois é, o cometa desintegrou-se, como teoristas previram ainda antes dele chegar no periélio.