sábado, 10 de setembro de 2011

Radiotelescópio analisa o cometa Elenin

O astrônomo Amy Lovel utilizando o radiotelescópio Green Bank no dia 7 de setembro não detectou qualquer água proveniente do material remanescente do cometa Elenin.
Green Bank Telescope
© NRAO (Green Bank Telescope)
Os dados coletados mostraram que não foram detectadas linhas espectrais acima do ruído de fundo de 2,4 mJy (milijansky = W/m².Hz) na frequência do hidrogênio (H) em 1.420 mHz ou do radical hidroxila (OH) em 1.720 Mhz, que em condições adequadas, possibilita a formação da água (H2O) através da união com átomos de hidrogênio.
Isso coloca um limite de 107 moléculas/segundo sobre a taxa de produção de gás, que é cerca de 100 vezes menor do que as previsões anteriores, justificando a diminuição do brilho e posibilitando confirmar o processo de rompimento do núcleo do cometa.
O cometa Elenin ou seus fragmentos atingiu o periélio (menor aproximação do Sol) neste sábado (10/09), às 13h15 (horário de Brasília), quando o cometa chegou a 70 milhões de km de distância da estrela.
Atualmente, devido à proximidade visual com o Sol as observações estão bastante desfavorecidas para que possam comprovar visualmente a desintegração.
O cometa Elenin entrará no no campo visual do coronógrafo do telescópio solar Soho no próximo dia 23 de setembro.
Em outubro estão programadas sessões de observação através do radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, se restar alguma coisa do cometa.
Fonte: SpaceObs

Um comentário:

Débora Tchalian disse...

boa noite...hj dia 26 de setembro de 2011 às 18:07hrs aproximadamente,estava em Jandira uma cidade de S.Paulo e olhei para o céu e algo muito brilhante me chamou atenção,pensei ser 1 disco voador,pasmada...chamei a pessoa mais próxima e pedi que olhasse tb,ela disse parecer 1 cometa e fizemos rapidamente 1 pedido cada uma e ele sumiu digo:foi descendo e sumiu atrás das árvores!!!...sinto nem ter dado tempo de filmar pelo celular,pois durou menos de 1 min.Será que podem veríficar ao "certo" o que pode ter sido aquele "OVNI"...ESTOU PASMADA ATÉ AGORA *_*...GRATA DESDE JÁ,BJUSSS DÉ