sexta-feira, 18 de julho de 2014

Um cometa com núcleo duplo?

Parece que o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko tem um núcleo duplo.

cometa Churyumov-Gerasimenko

© ESA/Rosetta (cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko)

As imagens obtidas Rosettaem 14 de julho pela câmara OSIRIS a partir da sonda Rosetta mostram claramente que o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko parece ter duas partes que se tocam, o que poderia alterar os planos do pouso do módulo Philae na superfície do cometa, prevista para 11 de Novembro deste ano, pois poderia ser mais difícil devido esta forma restringir zonas de pouso em potencial.

O núcleo do cometa é claramente um binário de contato com dois constituintes menores, e de tamanhos diferentes. O núcleo tem um período de rotação de cerca de 12,4 horas, e uma dimensão de 4 km por 3,5 km. Os dois componentes teriam entrado em contato a uma velocidade relativa de cerca de 3 metros por segundo.

Formas irregulares e alongados não são incomuns para pequenos corpos como asteroides e cometas. Dos cinco núcleos de cometas que foram visitados por espaçonaves em voos rasantes até agora, todos estão longe de serem esféricos. 
A sonda Rosetta até seu encontro em 6 de Agosto, mostrará mais detalhes do cometa. Nos próximos meses, os cientistas esperam determinar mais informações sobre as propriedades físicas e mineralógicas do cometa, propiciando concluir se o corpo do cometa era realmente constituído por duas partes individuais.

Fonte: Max Planck Institute for Solar System Research

Nenhum comentário: