sábado, 15 de dezembro de 2018

Cometa Wirtanen aproxima-se do perigeu

Amanhã, o cometa periódico 46P/Wirtanen atingirá o perigeu, a maior aproximação da Terra, e ficará distante apenas 11,5 milhões de km do nosso planeta.

cometa 46P/Wirtanen

© Gerald Rhemann (cometa 46P/Wirtanen)

O astrofotógrafo Gerald Rhemann captou esta imagem do cometa 46P/Wirtanen no dia 29 de novembro deste ano, na Namíbia.

O cometa 46P/Wirtanen foi descoberto fotograficamente em 17 de janeiro de 1948 pelo astrônomo norte-americano Carl A. Wirtanen, do observatório de Lick, na Califórnia.

O 46P/Wirtanen que tem 1,2 km de diâmetro está se deslocando com velocidade de 34.200 quilômetros por hora, e completa sua órbita a cada 5,4 anos.

O cometa passou pelo periélio, a maior aproximação do Sol, no último dia 12 de dezembro, cuja magnitude era 4.8, abaixo do limiar da visão humana, que é de magnitude 6. Porém, o uso de um binóculo é imprescindível para uma visão mais confortável, pois permitirá distinguir o objeto entre as estrelas. E o distanciamento das luzes da cidade também favorecerá a observação.

Devido à pequena distância, o objeto já pode ser visto a olho nu, na forma de um pequeno ponto verde difuso e deve ficar ainda mais brilhante. O cometa 46P/Wirtanen poderá atingir magnitude 4.4, no dia 16 de dezembro.

A cor é recorrente em cometas, como no cometa Lovejoy, e se deve a sua coma, a nuvem brilhante de gás e poeira que o envolve. Ela tem cianogênio e carbono diatômico, que brilham na cor verde quando são ionizadas pela luz do Sol.

Hoje e amanhã, o cometa estará quase alinhado entre as Plêiades e a estrela Aldebaran, que não fica muito longe das Três Marias em Órion.

Fonte: Cometas Blog

Nenhum comentário: