quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O cometa Elenin poderá se desintegrar

O cometa Elenin C/2010 X1 foi descoberto em 10 de dezembro de 2010 pelo astrônomo russo Leonid Elenin. Ele é um cometa de longo período proveniente da borda externa do nosso Sistema Solar, cujo período é de 11.700 anos.
cometa Elenin
© NASA/Stereo (cometa Elenin – 06/08/2011)
O cometa Elenin conforme se aproxima do Sol, aumenta a sublimação e ejeção de material ao espaço, produzindo acréscimo do tamanho de sua coma e cauda, que atualmente atingiu cerca de 3 milhões de quilômetros. A magnitute atual do Elenin é estimada em torno de 8.5, abaixo do valor esperado de 6,5 nessa época do ano.
No dia 10 setembro o cometa alcançará o periélio e estará a 71 milhões de quilômetros do Sol. E no dia 16 de outubro o cometa deverá atingir a máxima aproximação com nosso planeta, quando a mínima distância entre os dois astros será de 35 milhões de quilômetros. 
No dia 19 de agosto, a sonda espacial Stereo-B registrou a interação da coma gasosa do cometa Elenin e uma ejeção de massa coronal proveniente do Sol, provocando uma forte oscilação da longa cauda cometária.
Apesar de estar se aproximando do Sol, o brilho do Elenin continua diminuindo, depois de um pequeno aumento de intensidade ocorrido em agosto. Geralmente, durante sua primeira aparição, um cometa proveniente da nuvem de Oort apresenta brilho de menor intensidade.
As últimas estimativas mostram que o núcleo do cometa tem cerca de 2,5 km de diâmetro. Há possibilidade do cometa Elenin se desintegrar devido ao pequeno núcleo cometário, que parece estar alongado, a ejeção de massa coronal que gerou rápida sublimação de material, a longa cauda e a queda de brilho do cometa, não resistindo ao periélio. Uma animação da suposta desintegração do núcleo do cometa Elenin é exibida a seguir, com imagens dos dias 19, 22, 23, 27 e 29 de agosto.
animação da suposta desintegração do cometa Elenin
© Michael Mattiazzo (suposta desintegração do cometa Elenin)
Fato similar ocorreu com o cometa C/1999 S4 LINEAR que se rompeu em julho de 2000. Um processo semelhante ocorreu apenas algumas semanas atrás com um outro cometa, o 213P Van Ness.
Vamos aguardar sua passagem periélica para ver se ele realmente sobrevive!
Fonte: Cometas Blog e Universe Today

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Introduzindo o cometa Garradd

Outra grande bola de neve está indo em direçãodireção ao Sol. O cometa Garradd, foi descoberto há dois anos atrás por Gordon Garradd na Austrália, e é atualmente visível por meio de pequenos telescópios com uma magnitude visual de 9.
cometa Garradd
© John Chumack (cometa Garradd)
Oficialmente designado como cometa C/2009 P1 (Garradd), o cometa provavelmente continuará a aumentar o seu brilho, com as projeções recentes estimando um pico de magnitude igual a 6 ou 7 em Fevereiro de 2012, um pouco abaixo do limite de visibilidade a olho nu. O cometa Garradd já está mostrando uma cauda curta e pode ser visto como uma mancha alongada e difusa na imagem negativa acima feita por John Chumack no dia 9 de Julho de 2011 em Yellow Springs no estado americano de Ohio.
Uma nova imagem do cometa Garradd vista abaixo foi realizada em 1 de Agosto de 2011 na Austrália.
cometa Garradd
© Peter Lake (cometa Garradd)
Outros cometas estão também entrando no Sistema Solar interno e aumentando de brilho como é o caso do C/2010 X1 (o cometa Elenin), que espera-se tenha um pico de magnitude 6, no começo de Setembro de 2011, o 45P/Mrkos-Pausako espera-se que tenha um pico de magnitude de 8 em meados de Agosto de 2011, e o C/2011 L4 (cometa PANSTARRS) que pode tornar-se visível a olho nu durante os primeiros meses de 2013.
Fonte: NASA