domingo, 30 de junho de 2024

O cometa periódico Olbers

O Cometa 13P/Olbers está a regressar ao interior do Sistema Solar após 69 anos.

© Dan Bartlett (cometa 13P/Olbers)

O cometa Olbers foi descoberto Heinrich Wilhelm Matthias Olbers em 6 de março de 1815. Sua órbita foi calculada pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss em 31 de março, Friedrich Bessel calculou um período orbital como 73 anos.

O cometa periódico do tipo Halley tem um período de 69,4 anos. Ele alcançará seu próximo periélio ou maior aproximação do Sol em 30 de junho com magnitude 6,5. O cometa se tornou um alvo para observação binocular na parte baixa do céu noturno do hemisfério norte do planeta Terra. O seu afélio ou maior aproximação da Terra ocorrerá no dia 20 de julho de 2024.

Mas esta imagem telescópica nítida do cometa Olbers é composta por exposições empilhadas feitas na noite de 25 de junho. Ela revela facilmente detalhes inconstantes na cauda de íon rasgada do cometa brilhante, fustigada pelo vento de um Sol ativo, junto com uma ampla cauda de poeira e coma levemente esverdeada. A imagem estende-se por dois graus num fundo de estrelas tênues em direção à constelação do Lince.

Fonte: NASA