Com base em primeiras imagens do cometa Elenin após sua saída da conjunção com o Sol, provavelmente o cometa se desintegrou na sua maioria. Talvez ainda podemos observar enxame de detritos do cometa.
© Leonid Elenin (posição do cometa Elenin)
Esta imagem foi obtida no dia 6 de outubro, pelo próprio descobridor do cometa, Leonid Elenin, que usou o mesmo telescópio robótico que descobriu o cometa em 2010. Leonid fez uma única exposição de 30 segundos no quadrante de onde o objeto deveria ser encontrado.
Devido às condições desfavoráveis para o sensoriamento, a imagem não pode ser considerada como prova de que o cometa realmente se desintegrou completamente, mas com certeza ocorreu uma ruptura parcial. O objeto está muito próximo ao horizonte e a imagem já revela os primeiros sinais da interferência do Sol, impedindo uma observação mais sensível.
Atualmente, a luminosidade deste objeto não ultrapassa da magnitude 18.
Nos próximos dias o cometa estará nascendo mais cedo no quadrante leste sofrendo menos inflência da alvorada, porém a presença da Lua Cheia deverá novamente interferir nas observações óticas.
Espera-se que no futuro próximo os restos do cometa sejam observados em um telescópio de grande porte.
Fonte: SpaceObs
2 comentários:
BOLA ESVERDEADA (ENORME)COM UMA CAUDA PRATEADA VISTA NO CÉU DA PRAIA DE TAMANDARÉ, LITORAL SUL DO ESTADO DE PERNAMBUCO. NA NOITE DO DIA 10/09/2011.
Rosinha, sua informação não tem relação com o cometa Elenin.
Postar um comentário