Uma foto incrível do cometa Jacques!
© Rolando Ligustri (cometa Jacques e nebulosa IC 405)
O astrônomo amador italiano Rolando Ligustri obteve esta imagem no dia 26 de Julho usando um telescópio remoto no Novo México e de campo amplo de 4 polegadas (106 mm) refrator.
Atualmente, o cometa C/2014 E2 Jacques é o mais brilhante no céu com magnitude 6,5, ele foi lentamente saindo do crepúsculo matutino em um céu mais escuro ao longo das últimas duas semanas. Na manhã de ontem, ela passou a nebulosa da Estrela Flamejante, na constelação de Auriga. Juntos, a nebulosa e visitante conspiraram para efetuar uma rara demonstração de pontuação celeste. A IC 405 é uma combinação nebulosa de emissão e reflexão. A sua luminosidade provém da luz das estrelas refletindo grãos de poeira cósmica, mas os resultados vermelhos profundos de hidrogênio excitado pela fluorescência por luz ultravioleta poderosa dessas mesmas estrelas. A profundidade de campo dentro da imagem é enorme: a nebulosa encontra-se 1.500 anos-luz de distância, o cometa a uns meros 180 milhões de quilômetros ou 75 milhões de vezes mais perto. Coincidentemente, o cometa também brilha de maneira similar. A curta cauda de poeira à esquerda da coma é a luz solar refletindo os grãos minúsculos de poeira aquecidos do núcleo. A cauda iônica longa e reta é composta principalmente de monóxido de carbono no gás fluorescente sob influência da luz ultravioleta orinda do Sol.
Como o cometa Jacques caminha em direção a sua maior aproximação à Terra no final de Agosto, está gradualmente ganhando velocidade a partir de nossa perspectiva e subindo mais alto no céu da manhã. Uma semana atrás, o crepúsculo tinha 10º. Agora, o cometa está a cerca de 20º de altura acima do horizonte nordeste em torno das 04:00 hs. O cometa pode ser visto sem nenhuma dificuldade como uma pequena “estrela difusa” com binóculos de 10x50. Com telescópios maiores é possível notar nuances interessantes do cometa.
© Michael Jaeger (cometa Jacques)
Uma perspectiva diferente do cometa Jacques obtida nesta imagem negativa acima enfatiza detalhes da cauda do cometa, foi realizada no dia 26 de Julho desta semana com um telescópio de 8 polegadas (20 cm).
Fonte: Universe Today
Nenhum comentário:
Postar um comentário