terça-feira, 7 de julho de 2020

Cometa visto da ISS

O cometa NEOWISE, cuja designação é C/2020 F3, tem sido motivo de entusiasmo para astrônomos e até mesmo para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).


© NASA/Roscosmos/ISS/Ivan Vagner (cometa NEOWISE)

Enquanto se espera que ele se torne brilhante o suficiente para ser visto a olho nu, Bob Behnken e Ivan Vagner o fotografaram do espaço no último fim de semana. 

Quando foi descoberto em 27 de março de 2020 pela sonda WISE (Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer), o cometa gelado estava com brilho bastante fraco, e os astrônomos não tinham certeza de que isso mudaria em algum momento. Mas, com o passar do tempo, o cometa se tornou cada vez mais luminoso, chamando a atenção dos observadores após a decepção com outros dois cometas promissores que desapareceram recentemente. 

Bob Behnken, astronauta que foi à ISS a bordo da SpaceX Crew Dragon no final de maio, e o cosmonauta russo Ivan Vagner fotografaram o cometa. Uma imagem obtida por Ivan foi feita de uma perspectiva diferente, dando a impressão de que o cometa está caindo na Terra. Esta imagem é particularmente fascinante porque é possível distinguir claramente a cauda do NEOWISE, que é formada pela radiação do Sol que empurra a poeira da coma, enquanto o gelo se aquece e se transforma em gás. 

Em 3 de julho de 2020, o cometa passou pelo seu periélio, ou seja, a maior aproximação do Sol durante seu trajeto orbital, a uma distância de 0,29 UA (equivalente a 43 milhões de km). No entanto, espera-se que ele se torne visível a olho nu quando fizer sua maior aproximação da Terra, numa distância de 0,69 UA (equivalente a 103 milhões de km), o que acontecerá entre os dias 22 e 23 de julho, sendo visível ao anoitecer brilhando na 3ª magnitude e situado na constelação de Ursa Maior. 

Por enquanto, os que tiverem um bom par de binóculos adequados para astronomia podem observar o cometa no céu noturno. 

Fonte: Galileu

Nenhum comentário: