sábado, 19 de novembro de 2022

Dois cometas promissores

O comportamento dos cometas podem ser surpreendentes.

© Eduard Demencik (cometa C/2022 E3 ZTF)

Os cometas podem se desintegrar ou sofrer outburst (explosão). A mudança constante tornam estes viajantes do Sistema Solar alvos irresistíveis para amadores observá-los. "Olhe profundamente para a natureza, e você entenderá tudo melhor," disse Albert Einstein.

Existem dois cometas de 10ª magnitude agora visíveis no céu noturno, ambos descobertos pelo Zwicky Transient Facility (ZTF) e levam seus nomes: cometa ZTF (C/2020 V2) e cometa ZTF (C/2022 E3). A pesquisa ZTF varre todo o céu do norte a cada duas noites usando uma câmera CCD de campo excepcionalmente amplo no telescópio Samuel Oschin de 48 polegadas no Observatório Palomar. Entre suas presas estão asteroides próximos da Terra, milhares de supernovas (6.600 classificadas até o momento) e numerosos cometas, incluindo estes dois objetos em destaque. Ambos estão aumentando o brilho lentamente e irão enfeitar os céus por meses, tornando-os objetos ideais para observar suas evoluções. 

O cometa C/2020 V2 ZTF ainda paira em torno da magnitude 10,5 à medida que avança para o norte na direção daestrela Polaris a uma taxa atual de cerca de 0,5° por dia. Neste mês de novembro, o cometa fica a cerca de 20° de altura ao anoitecer para observadores nas latitudes do meio do norte e é circumpolar para grande parte dos EUA e da Europa. A altitude máxima ocorre pouco antes do amanhecer. Um telescópio de 8 polegadas ou maior sob céus sem lua deve fornecer uma boa visão deste compacto chumaço de algodão. 

O C/2020 V2 ZTF aumenta lentamente para uma magnitude máxima de cerca de 9,0 a 9,5 no final de janeiro, onde estará situado a oeste do brilhante aglomerado aberto M103 em Cassiopeia, e novamente no final de agosto e início de setembro durante sua aproximação mais próxima da Terra em 17 de setembro, 2023. O seu periélio será no dia 8 de maio de 2023.

O cometa C/2022 E3 ZTF deve se tornar uma ordem de magnitude mais espetacular do que seu sósia homônimo. Ficando parado por enquanto no norte de Serpens, perto da fronteira de Corona Borealis, este pequeno cometa fortemente condensado brilha em torno de magnitude 9,8. Ele possui a aparência característica de um cometa com um núcleo brilhante e uma cauda minúscula em forma de leque. Agora ele está na magnitude 10, a coma com cerca de 1,5' e uma cauda de 3' apontando para o leste. 

Em 1º de janeiro, o cometa C/2022 E3 ZTF acelera rapidamente, cruzando de Corona Borealis para Boötes, Draco e Ursa Menor enquanto aumenta de magnitude 8 para 5 a 5,5 no final deste mês. Durante a terceira semana de janeiro, torna-se circumpolar para os observadores da latitude norte e passa cerca de 10° a sudeste de Polaris em 29 de janeiro. Na noite de 10 para 11 de fevereiro, ele faz uma visita a Marte. O periélio desta bola de neve cósmica ocorre em 12 de janeiro a 1,1 UA (unidades astronômicas) e a aproximação mais próxima da Terra em 1º de fevereiro a 0,29 UA. Com um pico de magnitude 5 no final de janeiro e início de fevereiro, deve ser um belo objeto binocular e provavelmente visível a olho nu em céus escuros e sem Lua.

Fonte: Sky & Telescope

Nenhum comentário: