domingo, 21 de maio de 2023

Água encontrada em raro cometa

O telescópio espacial James Webb permitiu mais um avanço científico há muito procurado, desta vez para os cientistas do Sistema Solar que estudam as origens da água que tornou possível a vida na Terra.

© NASA / ESA (ilustração do cometa Read)

Utilizando o instrumento NIRSpec (Near-Infrared Spectrograph) do Webb, os astrônomos confirmaram, pela primeira vez, a existência de gás, especificamente vapor de água, em torno de um cometa no cinturão principal de asteroides, provando que a água do Sistema Solar primordial pode ser preservada sob a forma de gelo nesta região. 

No entanto, a detecção bem-sucedida de água vem acompanhada de um novo quebra-cabeças: ao contrário de outros cometas, o cometa 238P/Read não tinha dióxido de carbono detectável. 

Os cometas do cinturão de asteroides são uma classificação relativamente recente, e o cometa Read foi um dos três cometas originais utilizados para estabelecer a categoria. Anteriormente, considerava-se que os cometas tinham origem no Cinturão de Kuiper e na Nuvem de Oort, localizada além da órbita de Netuno, onde os seus gelos podiam ser preservados mais longe do Sol. 

O material congelado que se vaporiza à medida que se aproxima do Sol é o que dá aos cometas a sua coma característica e a sua cauda, diferenciando-os dos asteroides. Os cientistas há muito que especulam que a água gelada pode ser preservada no mais quente cinturão de asteroides, dentro da órbita de Júpiter, mas a evidência definitiva permanecia elusiva, até agora. 

A ausência de dióxido de carbono foi uma surpresa maior. Normalmente, o dióxido de carbono constitui cerca de 10% do material volátil de um cometa, que pode ser facilmente vaporizado pelo calor do Sol. A equipe científica apresenta duas explicações possíveis para a falta de dióxido de carbono. Uma possibilidade é que o cometa Read tinha dióxido de carbono quando se formou, mas perdeu-o devido às temperaturas quentes. Estar no cinturão de asteroides durante muito tempo pode ser a causa, o dióxido de carbono evapora-se mais facilmente do que a água gelada e pode escapar para o espaço ao longo de bilhões de anos. Em alternativa, o cometa Read pode ter sido formado numa zona particularmente quente do Sistema Solar, onde não havia dióxido de carbono disponível. 

O próximo passo é levar a investigação para além do cometa Read, para ver como se compara com outros cometas do cinturão de asteroides. Será que outros cometas desta região também não têm dióxido de carbono? Seja como for, será importante descobrir.

O estudo foi publicado na revista Nature

Fonte: Space Telescope Science Institute

Nenhum comentário: