domingo, 19 de abril de 2020

Novo cometa promissor

Enquanto o cometa C/2019 Y4 (ATLAS) perde sua exuberância, o astrônomo Michael Mattiazzo, da Austrália, encontrou um novo cometa em 13 de abril de 2020, denominado C/2020 F8 (SWAN) em imagens tiradas pela câmera Solar Wind ANisotropies (SWAN) no Solar and Heliospheric Observatory (SOHO).


© Rolando Ligustri (cometa SWAN)

Atualmente, o cometa SWAN está na 8ª magnitude, compacto e brilhante, enquanto atravessa Piscis Austrinus ao amanhecer para observadores do Hemisfério Sul. Em breve, ele irá para o norte, fazendo sua primeira aparição em Aquário na 7ª magnitude para os observadores do sul dos EUA no final do mês.

O cometa C/ 2020 F8 (SWAN) continuará brilhando e se movendo rapidamente para o norte, no céu do amanhecer de maio, atingindo uma magnitude máxima de 3,5 entre 15 e 23 de maio, enquanto corre do Triangulum através de Perseu. Embora brilhante, o cometa permanece baixo no céu do nordeste no início do amanhecer durante a maior parte de sua aparição. 

Surpreendentemente, o cometa SWAN chegou bem a tempo de atacar o ATLAS no caso de o cometa se desintegrar completamente. Até atinge o brilho máximo na mesma área do céu. 

Sua máxima aproximação com a Terra será em 13 de maio e ocorrerá a pouco mais de 83 milhões de quilômetros. O cometa atingirá seu periélio, o ponto mais próximo de sua órbita ao redor do Sol, em 27 de maio, a uma distância de 64,3 milhões de quilômetros.

Fonte: Sky & Telescope

Nenhum comentário: